quinta-feira, 9 de junho de 2011

Obesidade

  Continuando a falar de doenças relacionadas a alimentação, serão apresentados agora alguns dados sobre a obesidade, um distúrbio causado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde, que trazem prejuízos ao indivíduo.
  A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.
  A nutrição tem importância no aspecto de que uma criança superalimentada será provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida.
  Para prevenção, uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.
  A seguir, um vídeo que mostra as consequências que tal distúrbio pode trazer (doenças que tem a obesidade como fator de risco) e dicas para a prevenção, o que garantirá uma boa saúde e qualidade de vida para o indivíduo.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303
http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/obesidade/causaseconsequenciasdaobesidade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário