quinta-feira, 26 de maio de 2011

doença perigosa,fique de olho na alimentação!

   Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.
   Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
   Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes,há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador,e uma das maneiras,uma das mais simples é uma dieta balanceada,vamo dar algumas dicas para quem precisa de uma boa dieta para controlar sua diabete se esta estiver em um nível menor,caso contrário só a dieta infelizmente não pode ajudar...mas enfim,mão a obra!
   Distribuir os alimentos em 5 a 6 refeições. Preferir os alimentos ricos em fibras como: verduras e legumes crus, frutas com casca e bagaço. Não deixar de fazer nenhuma refeição. Usar alimentos assados, cozidos ou grelhados.

Evitar frituras. Mastigar bem os alimentos. Usar produtos dietéticos com cautela e sob orientação. Ler atentamente os rótulos dos produtos industrializados, verificando se contém açúcar (sacarose, glicose). Beber bastante água durante o dia ( cerca de 8 copos /dia ). Procurar perder e/ou manter.

    Com essas dicas seu organismo agradecerá,mas não se esqueça se tiver diabetes é sempre bom procurar um médico para ter valores mais exato ok?

até a próxima!

terça-feira, 17 de maio de 2011

10 passos para a alimentação saudável dos idosos


1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.


2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.


9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.

10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.



http://odetholiveira.blogspot.com/2009/07/10-passos-para-alimentacao-saudavel-dos.html

sexta-feira, 13 de maio de 2011

10 mitos e verdades sobre as dietas

1. Mito: alguns alimentos têm gordura zero
Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

No preparo dos alimentos, evite ao máximo usar óleo, pois não é um tempero e não agrega nenhum sabor aos alimentos. Para se ter uma idéia, carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro.

2. Mito: água quente em jejum queima gordura
Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína.

Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

3. Verdade: é possível comer comida saudável em fast foods
Fast foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais fritos.

4. Verdade: para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia
Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

5. Mito: tudo que é natural é bom para a saúde
Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam. Verifique com seu médico antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas para emagrecimento. Você pode estar deixando de tratar-se adequadamente, subestimando os riscos.

6. Mito: comer à noite engorda
É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

7. Mito: dietas da moda são ótimas para perder peso
Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas "dietas" geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos.

Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

8. Mito: carne vermelha é ruim para a saúde
Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

9. Verdade: comer e assistir TV engorda
Tente não lanchar enquanto estiver fazendo outras coisas como assistir televisão, jogar vídeo game ou usar o computador. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente de o quê e quanto está comendo.

10. Mito: posso comer tudo que quero e emagrecer
Para perder peso é necessário renunciar sim a alguns grupos de alimentos como doces, frituras, massas, etc. Após atingir o peso desejado, basta ter ciência que para manter o peso terá que adotar novos hábitos de vida.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sucos saúdaveis!

No verão nada melhor para aliviar o calor e cuidar do corpo do que um bom suco natural bem geladinho!

Além de ser uma bebida refrescante, o suco hidrata e constitui uma fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais.
E se você foi logo pensando em uma laranjada bem doce, trate de expandir seus horizontes. Algumas combinações de frutas podem melhorar muito o funcionamento do seu organismo e prevenir uma série de problemas. Veja algumas sugestões:

Abacaxi com hortelã: a combinação, além de clássica e deliciosa, é altamente digestiva e diminui os gases retidos no organismo.

Hortelã e uvas:
farelo de aveia ajuda no funcionamento intestinal e na eliminação de gorduras nocivas, como o colesterol e a triglicérides.


Abacaxi, figo e gengibre:
diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar.


Maçã e alface:
funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador, que ativa também a memória e combate a ansiedade e o estresse.


Maçã e brotos:
é refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Você também pode usar ramos de salsinha, que têm função diurética e adstringente.


Pêra, banana e alface:
indicado para quem sofre de insônia.


Laranja com couve:
fonte de ferro e vitamina C, que ajudam no combate da anemia.

Acerola: é o suco com maior fonte de vitamina C.

Uva:
estimula a digestão e regenera as células do fígado e dos rins.


Hortaliças:
Os sucos misturados com hortaliças devem ser consumidos preferencialmente de 15 em 15 dias, pois em excesso podem causar alguns danos à saúde.


Com leite ou com água? :
 O preparo de sucos com leite não é recomendado, pois o leite é um alimento de difícil digestão. Com água eles ficam mais leves e mais refrescantes. Qualquer fruta pode ser batida com água. Recomenda-se evitar a mistura de abacaxi com leite, que acaba prejudicando a digestão.


Açúcar:
 Evitar ao máximo, mas em pequenas doses não prejudica.


Sucos de polpa:
 A polpa não mantém os mesmos nutrientes da fruta fresca. Até a polpa ser batida com líquido ela já perdeu 80% dos nutrientes.

fonte: http://www.vidavegetariana.com/especiais/verao/sucos.htm